Avançar para o conteúdo principal

Serra do Bussaco

[english bellow]
Vamos começar a publicar, mais ou menos periodicamente, os verbetes que farão parte do guia.

Começamos pela serra.



A Serra do Bussaco ou Buçaco é uma elevação portuguesa com 549 metros de altitude. Tem aproximadamente 20 Km de comprimento e uma largura média de 2 Km.
Situa-se na fronteira entre as antigas províncias da Beira Litoral e da Beira Interior no encontro entre os distritos de Aveiro, Coimbra e Viseu. Está a 200 Km de Lisboa e 100 Km do Porto.
Tem o formato de um muro comprido com início no Ninho de Águia e término na Livraria do Mondego e é acompanhada de pequenos montes que a ladeiam. Contém um vasto número de moinhos de vento e de água (azenhas), a Mata Nacional do Bussaco, termas, museus e monumentos  referentes à batalha do Bussaco entre outros.

Curiosidade:
Um mapa do Séc. XVI identificas as serras do Bussaco e Caramulo como “Serra de Alcoba” fazendo crer que as duas serras eram tidas como uma. O certo é que o nome Bussaco já era usado desde 919 (sec X)e a serra tida como referencia para localizar povoações e terras.

Qual o próximo verbete, percurso ou fotografia? Você é que escolhe!
Deixe aqui um comentário ou no Facebook ou por e-mail

English

We are starting to publish, periodically hopefully, the entries of the guide.

We start with the mountain.



The 'Serra do Bussaco' is a Portuguese mountain with 549 meters of hight. It has approximately 20 Km in length by 2 Km wide.
It is situated between the old provinces of 'Beira Litoral' and 'Beira Interior' where the 3 civil districts of Aveiro, Coimbra and Viseu touch. It is 200 km from Lisbon and 100 km from Oporto .
The mountain looks like a big long wall which begins in the Eagles' Nest and ends at the Mondego's Bookcase, a rocky formation that resembles stacked books near the Mondego River. It has a great number of windmills and watermills, the Bussaco's National Park, hot springs and many monuments, some referring the Bussaco's Battle.

Curiosity:
In the XVI century the contiguous mountains of  'Caramulo' and 'Bussaco' were named 'Alcoba' in a map despite the fact that the name 'Bussaco' to be in use since the X century and the mountain to be used as a mark to locate places and villages.

Which is the next entry, path or photograph? You decide!
Leave a comment here or in Facebook or by e-mail

Referências / References
Concelho de Mealhada : terras de verde e de ouro / texto Maria Alegria Fernandes Marques, Alice Correia Godinho Rodrigues, 2002
Carta Militar de Portugal 1:2500 Folha 219 Instituto Geográfico do Exército 2001
Portugalliae, Alvaro Secco, 1561
Guia Histórico do Viajante no Bussaco, Augusto Castro, 1896
Fotografias por / Photographs by Manuel Madeira Amado © 2009, 2010 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Portela da Oliveira

A Portela da Oliveira é um conjunto de moinhos de vento que se situa no alto da Serra do Bussaco, na freguesia de Sazes do Lorvão entre Palmazes e São Paulo. É composta por 19 moinhos, a maioria em ruínas, uma cafetaria de apoio, uma torre de vigia e uma cisterna de água. Situa-se a 477 metros de altitude e a vista abarca as principais serras da região: o próprio Bussaco, Estrela, Lousã e Lorvão. Curiosidade: No conjunto de moinhos encontra-se o Museu do Moinho, um antigo moinho reconvertido e também o moinho Vitorino Nemésio, que pertenceu ao escritor açoriano e que ainda se encontra funcional. The 'Portela da Oliveira' is an agglomerate of windmills located on the top of bussaco's mountain between the villages of Palmazes and São Paulo. It has 19 mills, the majority in ruins, a cafeteria, a watch-tower and a water cistern. Located at the hight of 477 meter, the visitor can contemplate the main mountains of the region: Bussaco's itself, Estrela, Lousã and Lorv...

Cruz Alta

[English Bellow] "Como Coroa e remate das maravilhas do Bussaco, está a Cruz Alta num dos pontos mais elevados e culminantes da montanha, dominando um panorama majestoso e deslumbrante!"             É com estas palavras que Augusto Castro descreve a Cruz Alta no seu livro "Guia Histórico do Viajante do Bussaco" de 1896, palavras que ainda hoje são atuais.             É o segundo ponto mais alto da Serra do Bussaco a 547 metros de Altitude (o Marco Geodésico do Planalto do Bussaco fica a 549 metros de altitude), voltado a poente e com uma das melhores vistas sobre toda a região bairradina e arredores.             As vistas a partir deste local são deslumbrantes, avistando-se desde o Oceano Atlântico (a Oeste) à Serra da Estrela (Sudeste), passando pela Serra do Caramulo (Nordeste).       ...